Espaços
Visitas Comentadas
1 por hora, Arq. António do Fundo Ferreira >> Uso de máscara obrigatório
Máximo 20 pessoas por visita
Visitas sem marcação; por ordem de chegada
Sem acesso a pessoas com mobilidade reduzida
Permitido fotografar
Descrição
Edifício de habitação multifamiliar que mostra a importância que o movimento moderno revisionista continuava a dar aos novos modos do habitar: cozinha funcional, com passa-pratos integrado na parede, em conexão direta com a zona de refeições disposta em continuidade com a zona de estar; quartos abundantemente iluminados por janelas horizontais; terraços e varandas que prolongam a leitura do espaço interior para o exterior.
Do ponto de vista urbanístico, embora implantado paralelamente à rua, autonomiza-se desta através de recuo, rematando, no entanto, as empenas vizinhas com o mesmo tijolo de revestimento do prédio. O piso térreo é distinto dos pisos superiores (obrigando a um complexo desvio na estrutura e nas infra-estruturas do edifício) e dá a ver pilares-coluna à maneira de modernos pilotis. É um edifício, assim, moderadamente moderno, sem a radicalidade própria dos seus congéneres heroicos europeus, aí residindo hoje o seu carácter exemplar.
Viana de Lima, autor do edifício e participante nos Congressos Internacionais da Arquitectura Moderna (CIAM), foi, ele próprio, um dos habitantes desta moderna máquina de habitar. (Joana Couceiro e Nuno Valentim, OHP’19)
Localização
Rua de Costa Cabral, 750
56Direções: Google Maps / Apple Maps
Transportes Públicos
Metro: Linha D - Combatentes
Autocarro: STCP 300, 701, 702, 703