Sobre

Texto Curatorial

Graça Correia e Joel Cleto são os Curadores da 7ª edição

Testemunho de uma curadoria em tempos de Pós-pandemia.

Nunca como hoje, a Arquitetura se revelou tão importante. A Casa é um dos temas mais caros aos arquitetos, mas também aos visitantes do Open House – muitos não arquitetos - e a Casa, mais do que nunca, nos últimos dois anos, mostrou ser o nosso último e mais importante refúgio revelando que a arquitetura, através do seu desenho, pode contribuir para a construção sólida do lugar da nossa maior ou menor felicidade, condicionando, assim, a qualidade da nossa vida.

Ao longo da História, a Casa representa o modo como cada um de nós se vincula ao lugar a que chama seu, um lugar de recordação e de memória, a que Siza Vieira chamou “um arquivo de alteridade”. No entanto, se nos últimos séculos nos habituámos a este nosso lugar de liberdade, hoje sabemos que a Casa pode ser, também, um lugar de confinamento obrigatório. E sonhamos como poderia ser esse lugar.

Paralelamente, nesta edição, sem nunca deixarmos de (re)visitar a Casa enquanto lar e espaço último de intimidade, lançaremos também um olhar mais atento a essas outras Casas comuns – umas mais do que outras – no interior das quais, hoje como ontem, a arquitetura e os arquitetos são decisivos. E se alguns desses espaços são equipamentos e infraestruturas de usufruto coletivo, como é o caso da livraria Lello ou de igrejas como a católica dos Clérigos, a anglicana de St. James (no Largo da Maternidade, no Porto) ou o Tabernáculo baptista (rotunda da Boavista), outros são de acesso mais restrito, como é o caso de antigos mosteiros de clausura (de que é exemplo o de Corpus Christi, em Gaia) ou capelas privativas (como a neogótica dos Pestanas, na rua do Almada, no Porto).

Outros exemplos de espaços de uso coletivo, no entanto de acesso muito restrito, mas que abrem as suas portas neste Open House Porto, são a neoclássica Feitoria Inglesa (Porto) ou o quartel militar da Serra do Pilar (Gaia). Outras infraestruturas que nos abrem as suas portas são, pelo contrário, espaços bastante concorridos no dia-a-dia. Mas não para visitas especiais como as que ocorrerão neste fim de semana. Caso dos Paços do Concelho do Porto e da Maia, ou do Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões.

Mas a pandemia permitiu também perceber da importância decisiva que, para a qualidade de vida das comunidades, possuem os espaços verdes qualificados. E por isso viajaremos por um dos mais antigos e renascentistas parques de lazer da região (a Quinta dos Bispos, atual Estabelecimento Prisional de Santa Cruz do Bispo, Matosinhos), mas também por jardins de origem e inspiração barroca como os da Casa da Prelada (Porto) ou da Quinta dos Cónegos (Maia), até ao mais recente Corredor Verde do Leça (Matosinhos / Maia).

Assim, sendo a Arquitetura que nos fixa ao lugar, é também esta muitas vezes quem nos aponta uma direção que nos leva a outra parte. Por isso, em 2022, a Casa vai ser apresentada enquanto ideia da sua revisão, mas também como a esperança que nos leva a sair de casa e reencontrar cada cidade enquanto casa coletiva e, nesta, os lugares que sendo públicos e infraestruturais permitem que a cidade funcione enquanto (a nossa) Casa Aberta – uma verdadeira Open House seja na cidade da Maia, Matosinhos, Porto ou Vila Nova de Gaia.

Graça Correia e Joel Cleto, Curadores Open House Porto 2022

Graça Correia

Graça Correia (Porto, 1965), Arquiteta (FAUP, Porto, 1989), Doutorada em Arquitetura (UPC, Barcelona, 2006).

Professora Associada (FCATI-ULP, Porto) e Professora Auxiliar Convidada (FAUP, Porto), tendo sido visiting professor em várias universidades estrangeiras.

Colabora com Eduardo Souto de Moura entre 1989 e 1995, tendo desenvolvido em coautoria projetos como a Requalificação da Fábrica Robinson (Portalegre, 2004–2011). Em 2005, funda com Roberto Ragazzi a CORREIA/RAGAZZI ARQUITECTOS. A sua obra tem sido premiada, publicada e exibida nacional e internacionalmente.

Autora de vários livros, designadamente sobre a obra de Ruy D’Athouguia, é ainda coautora e apresentadora de documentários realizados para a RTP2.

Desenvolve, contemporaneamente à sua prática como arquiteta, investigadora e docente, ampla participação cívica. Autora de uma reflexão sobre a obra dos arquitetos Aires Mateus para a revista TC Cuadernos, de Valência, e um artigo para a Thames e Hudson, sobre o arquiteto David Adjaye. Júri dos Prémios ENOR 2020, foi ainda convidada pelo Professor Francesco Dal Co para ser Editor Curator de um número monográfico da Casabella sobre a nova geração de arquitetos portugueses.

Joel Cleto

Joel Cleto (Porto, 1965), Historiador (FLUP, Porto, 1987) e Mestre em Arqueologia (FLUP, Porto, 1994).

Autor e apresentador, desde 2006, de programas sobre História no Porto Canal. Nomeado para o Prémio Sociedade Portuguesa de Autores (2012, melhor programa de entretenimento), ganhou dois prémios da Associação Portuguesa de Museologia (2016, melhor trabalho media, e 2019, informação turística).

Na Câmara Municipal de Matosinhos, entre 1987 e 2014, foi arqueólogo, Chefe da Divisão da Cultura e Museus, dirigiu o Museu da Quinta de Santiago e coordenou o Gabinete Municipal de Arqueologia e História. Colabora com o Museu do Futebol Clube do Porto desde a sua conceção.

Integrou o Campo Arqueológico da Serra da Aboboreira, tendo dirigido escavações em monumentos megalíticos, concelhos de Baião e Marco de Canaveses. Desempenhou funções diretivas no Grupo de Estudos Arqueológicos do Porto e na Associação Profissional de Arqueólogos. Integra, desde 2017, o Conselho Municipal de Cultura do Porto.

Autor de vários livros e dezenas de ensaios e estudos de investigação, é colaborador permanente das revistas “O Tripeiro” (desde 2008) e “História – Jornal de Notícias” (desde 2015). Recebeu das Autarquias do Porto (2017) e Matosinhos (2019) a Medalha Municipal de Mérito – Grau Ouro.

7ª edição Open House Porto

A CASA (ÍNTIMA E COLETIVA) DE PORTAS ABERTAS

Depois de um ano de pausa e uma 6ª edição (2021) ainda condicionada pela pandemia Covid-19, o Open House Porto (OHP) regressa nos dias 2 e 3 de julho com curadoria da arquiteta Graça Correia e do historiador Joel Cleto. Durante o fim de semana, mais de 70 espaços das cidades do Porto, Matosinhos, Maia e Vila Nova de Gaia voltam a abrir portas a todos os que queiram conhecê-los.

Sob o tema da “Casa”, o Open House Porto 2022 vai “(re)visitar a Casa enquanto lar e espaço último de intimidade” mas também lançar “um olhar mais atento a essas outras Casas comuns – umas mais do que outras – no interior das quais, hoje como ontem, a arquitetura e os arquitetos são decisivos”.

Nesta edição voltaremos a visitar espaços interiores e exteriores, na companhia de especialistas e voluntários, num roteiro que percorrerá um conjunto alargado de espaços nas quatro cidades Open House Porto.

O roteiro é ainda acompanhado pelos Programas Caleidoscópio e Plus que propõem um conjunto de atividades abertas e destinadas a todos os públicos.

Todas as visitas e atividades são como habitualmente gratuitas.

O Open House Porto conta com organização e produção da Casa da Arquitectura (CA)-Centro Português de Arquitectura e com a Parceria Estratégica dos Municípios da Maia, Matosinhos, Porto e Vila Nova de Gaia. É o único caso mundial em que 4 cidades se unem para o evento enquanto um só território.

Junte-se a nós para a 7ª edição Open House Porto!

Como Funcionam as Visitas

Durante um fim de semana, 2 e 3 julho de 2022, o público é convidado de forma totalmente gratuita a conhecer um roteiro proposto pela curadoria do evento. Cada participante, poderá criar um itinerário à sua medida, explorando a arquitetura e a cidade através de um novo olhar.

Descubra o roteiro desta 7ª edição sempre na sua versão atualizada, AQUI

A frequência de visita informada em cada espaço é indicativa. Devido ao elevado número de participantes no evento e a condicionantes dos próprios espaços, a organização não se pode responsabilizar pelo seu eventual incumprimento.

Formatos de Visita

  1. Visita Livre — visita ao espaço sem formação de grupos dentro do horário estipulado;

  2. Visita Acompanhada — visita ao espaço com formação de grupos orientada pela equipa de voluntários Open House Porto;

  3. Visita Comentada — visita ao espaço com formação de grupos comentada pelo autor do projeto de arquitetura ou por um especialista convidado.

Formas de Acesso às visitas

  1. O acesso à grande maioria das visitas é SEM MARCAÇÃO, POR ORDEM DE CHEGADA.

  2. Apenas os espaços nº 4, 14, 15, 29, 33, 34, 40, 48, 50, 53, 61 e as visitas “Roteiro para a Inclusão” exigem (total ou parcialmente) a PRÉ-MARCAÇÃO/RESERVA para as suas visitas. As RESERVAS estarão disponíveis para submissão, neste site, a partir do dia 28 de junho, às 19h00. Serão permitidas apenas 2 pessoas por submissão. Para efetuar a sua reserva, deverá entrar no menu “roteiro”, selecionar o espaço pretendido e procurar pelo item “Reserva”.

Condições de Participação para prevenção do contágio Covid-19

Devido à situação pandémica Covid-19, o evento aplicará as diretivas da Direção-Geral de Saúde (DGS) que estiverem em vigor à data do evento para a prevenção do contágio. A participação no Open House Porto estará assim condicionada ao cumprimento das regras que vierem a ser impostas e/ou exigidas pelos espaços em visita, nomeadamente, o uso obrigatório o uso de máscara.

Acessibilidade

Todos os espaços do roteiro terão junto à sua informação detalhada a indicação de acesso total, parcial ou inexistente a pessoas com mobilidade condicionada. A indicação de acessibilidade parcial informa que algumas zonas do espaço em visita poderão não ser acessíveis ou apresentam barreiras físicas no seu acesso.

Programa Caleidoscópio

Conjunto de atividades gratuitas produzidas pela Casa da Arquitectura ou em parceria durante o Open House Porto a decorrer em alguns locais do roteiro e que se destinam a todo o tipo de públicos. Resulta de uma vontade de apresentar outras perspetivas de exploração e ocupação dos espaços.

Informação atualizada sobre todas as atividades do Programa Caleidoscópio, locais onde se realiza e horários, disponível para consulta AQUI.

Programa Plus

Programa paralelo de atividades gratuitas promovidas por entidades exteriores à Casa da Arquitectura cujo perfil e local se enquadram no Open House Porto.

Informação atualizada sobre todas as atividades do Programa Plus, locais onde se realiza e horários, disponível para consulta AQUI.

Mais Informações

Todas as informações e atualizações relativas ao evento (edição 2022), nomeadamente, espaços do roteiro, horários, modelo e forma de acesso às visitas são aqui disponibilizadas (site www.openhouseporto.com).

  1. No dia 24 de junho será publicado um encarte de 16 páginas com informação do evento juntamente com a edição do Jornal de Notícias distribuída na zona Norte. No fim de semana Open House Porto esta publicação estará também disponível nos espaços do evento. Limitado ao stock existente. Aceda à sua versão online, AQUI. Também disponível para ser descarregado AQUI.

  2. A organização Open House Porto apenas se responsabiliza pelas visitas realizadas nos dias e horários informados no âmbito do evento.

O Open House Porto está de volta às cidades: faça parte desta experiência!

Ficha Técnica

Open House Porto

Curadoria:
Graça Correia
Joel Cleto
Coordenação Geral:
Carla Barros | CA
Produção:
Júlio Senra | CA
Manuel Gonçalves | CA
Filipe Silva | CA
Alice Marques | CA
Comunicação:
Nuno Sampaio (Coord.) | CA
José Pereira | CA
Pedro Rocha | CA
Filipa Guimarães | CA
Assessoria de Imprensa:
Joana de Belém | CA
Margarida Portugal | CA
Parcerias:
Margarida Matos | CA
Voluntariado:
Susana Gaudêncio (Coord.)
Filipa Godinho | CA
Inês Lourenço | CA
Alice Marques | CA
Programa Caleidoscópio:
Carla Barros | CA
Filipa Godinho | CA
Website:
Ana Pinto | CA
Paulo Silva | CA
Design de Comunicação:
Rui Silva
Sérgio Couto
Typefont:
Van Condensed by Ricardo Santos

Casa da Arquitectura - Centro Português de Arquitectura

Comissão Executiva:
José Manuel Dias da Fonseca, Presidente
Nuno Sampaio, Diretor Executivo
Joaquim Mendes Pinto, Tesoureiro
Diretor Executivo e Comissário Geral:
Nuno Sampaio
Assistente de Direção e Relações Internacionais:
Ana Pinto
Departamento de Sistemas e Tecnologias:
Paulo Silva (Coord.)
Departamento de Atividades e Conteúdos:
Carla Barros (Coord.)
Filipe Silva
Júlio Senra
Manuel Gonçalves
Departamento de Arquivos e Centro de Estudos e Documentação:
José Fonseca (Coord.)
Alice Lopes
Débora Matouças
Gilson Fernandes
Rute Sequeira
Departamento de Comunicação e Marketing:
Nuno Sampaio (Coord.)
Joana de Belém
Margarida Portugal
Pedro Rocha
José Pereira
Filipa Guimarães
Departamento de Operações:
Soraia Lebre (Coord.)
Mafalda Costa
Joana Costa
Joana Ferreira
Liliana Taveira
Natacha Mota
Departamento Comercial e Fundraising:
Margarida Matos (Coord.)
Loja da Casa:
Carla Sousa
Joana Correia
Rita Pinto
Departamento Serviço Educativo:
Filipa Godinho (Coord.)
Alice Marques
Inês Lourenço
Sónia Alves
Rita Alves