Sobre

7ª edição Open House Porto

Depois de um ano de pausa e uma 6ª edição (2021) ainda condicionada pela pandemia Covid-19, o Open House Porto (OHP) regressa para a celebrar a arquitetura e as cidades com a ambição de devolver ao público a realização do evento na sua dimensão e dinâmicas habituais.

Serão dois dias de visitas, no fim de semana de 02 e 03 de julho, adaptado às recomendações que as entidades competentes determinarem à data do evento para a prevenção do contágio Covid-19, garantindo assim a segurança do público e de todas as pessoas envolvidas na organização.

A seleção dos espaços desta 7ª edição está a cargo dos curadores, arquiteta Graça Correia e o historiador Joel Cleto.

Segundo os curadores, o Open House Porto 2022 “vai ser apresentado sob o desígnio da esperança que nos levará a sair de casa e reencontrar a cidade enquanto ‘casa coletiva’ e nesta, os lugares que sendo públicos e infraestruturais permitem que cada cidade funcione enquanto (a nossa) Casa Aberta – uma verdadeira Open House seja na cidade do Porto, Gaia, Matosinhos ou na Maia.”

O Open House Porto conta com organização e produção da Casa da Arquitectura (CA)-Centro Português de Arquitectura e com a Parceria Estratégica dos Municípios da Maia, Matosinhos, Porto e Vila Nova de Gaia.

Nesta edição voltaremos a visitar espaços interiores e exteriores, na companhia de especialistas e voluntários, num roteiro que percorrerá um conjunto alargado de espaços nas quatro cidades Open House Porto.

Todas as visitas são como habitualmente gratuitas.

O roteiro é ainda acompanhado pelos Programas Caleidoscópio e Plus que propõem um conjunto de atividades abertas e destinadas a todos os públicos, todas também de participação gratuita.

Junte-se a nós para a 7ª edição Open House Porto!

Os curadores

Texto Curatorial

Testemunho de uma curadoria em tempos de Pós-pandemia.

“Nunca como hoje, a Arquitetura se revelou tão importante. A Casa é um dos temas mais caros aos arquitetos, mas também aos visitantes do Open House – muitos não arquitetos - e a Casa, mais do que nunca, nos últimos dois anos, mostrou ser o nosso último e mais importante refúgio revelando que a arquitetura, através do seu desenho, pode contribuir para a construção sólida do lugar da nossa maior ou menor felicidade condicionando, assim, a qualidade da nossa vida.

Ao longo da História a Casa representa o modo como cada um de nós se vincula ao lugar a que chama seu, um lugar de recordação e de memória, a que Siza Vieira chamou “um arquivo de alteridade”. No entanto, se nos últimos séculos nos habituamos a este nosso lugar de liberdade, hoje sabemos que a Casa pode ser, também, um lugar de confinamento obrigatório. E sonhamos como poderia ser esse lugar.

Assim, sendo a Arquitectura que nos fixa a esse lugar, é também esta muitas vezes, quem nos aponta uma direção que nos leva a outra parte. Por isso, em 2022, a Casa vai ser apresentada enquanto ideia da sua revisão, mas também como a Esperança que nos leva a sair de casa e reencontrar cada cidade enquanto casa coletiva e nesta, os lugares que sendo públicos e infraestruturais, permitem que a cidade funcione enquanto (a nossa) Casa Aberta – uma verdadeira Open House seja na cidade do Porto, Gaia, Matosinhos ou na Maia.”

Graça Correia

Graça Correia (Porto, 1965), Arquiteta (FAUP, Porto, 1989), Doutorada em Arquitetura (UPC, Barcelona, 2006).

Professora Associada (FCATI-ULP, Porto) e Professora Auxiliar Convidada (FAUP, Porto), tendo sido visiting professor em várias universidades estrangeiras.

Colabora com Eduardo Souto de Moura entre 1989 e 1995, tendo desenvolvido em coautoria projetos como a Requalificação da Fábrica Robinson (Portalegre, 2004–2011). Em 2005, funda com Roberto Ragazzi a CORREIA/RAGAZZI ARQUITECTOS. A sua obra tem sido premiada, publicada e exibida nacional e internacionalmente.

Autora de vários livros, designadamente sobre a obra de Ruy D’Athouguia, é ainda coautora e apresentadora de documentários realizados para a RTP2.

Desenvolve, contemporaneamente à sua prática como arquiteta, investigadora e docente, ampla participação cívica. Autora de uma reflexão sobre a obra dos arquitetos Aires Mateus para a revista TC Cuadernos, de Valência, e um artigo para a Thames e Hudson, sobre o arquiteto David Adjaye. Júri dos Prémios ENOR 2020, foi ainda convidada pelo Professor Francesco Dal Co para ser Editor Curator de um número monográfico da Casabella sobre a nova geração de arquitetos portugueses.

Joel Cleto

Joel Cleto (Porto, 1965), Historiador (FLUP, Porto, 1987) e Mestre em Arqueologia (FLUP, Porto, 1994).

Autor e apresentador, desde 2006, de programas sobre História no Porto Canal. Nomeado para o Prémio Sociedade Portuguesa de Autores (2012, melhor programa de entretenimento), ganhou dois prémios da Associação Portuguesa de Museologia (2016, melhor trabalho media, e 2019, informação turística).

Na Câmara Municipal de Matosinhos, entre 1987 e 2014, foi arqueólogo, Chefe da Divisão da Cultura e Museus, dirigiu o Museu da Quinta de Santiago e coordenou o Gabinete Municipal de Arqueologia e História. Colabora com o Museu do Futebol Clube do Porto desde a sua conceção.

Integrou o Campo Arqueológico da Serra da Aboboreira, tendo dirigido escavações em monumentos megalíticos, concelhos de Baião e Marco de Canaveses. Desempenhou funções diretivas no Grupo de Estudos Arqueológicos do Porto e na Associação Profissional de Arqueólogos. Integra, desde 2017, o Conselho Municipal de Cultura do Porto.

Autor de vários livros e dezenas de ensaios e estudos de investigação, é colaborador permanente das revistas “O Tripeiro” (desde 2008) e “História – Jornal de Notícias” (desde 2015). Recebeu das Autarquias do Porto (2017) e Matosinhos (2019) a Medalha Municipal de Mérito – Grau Ouro.

Como Funcionam as Visitas

Durante um fim de semana, 02 e 03 julho de 2021, o público é convidado de forma totalmente gratuita a conhecer um roteiro proposto pela organização do evento. Cada participante, poderá criar um itinerário à sua medida, explorando a arquitetura e a cidade através de um novo olhar.

O roteiro de espaços e horários de visita da 7ª edição ficarão disponíveis para consulta neste site, após anúncio em conferência de imprensa na 2ª quinzena de junho.

Formatos de Visita

Visita Livre — visita ao espaço sem formação de grupos dentro do horário estipulado;

Visita Acompanhada — visita ao espaço com formação de grupos orientada pela equipa de voluntários Open House Porto;

Visita Comentada — visita ao espaço com formação de grupos comentada pelo autor do projeto de arquitetura ou por um especialista convidado.

Formas de Acesso às visitas

O acesso à grande maioria das visitas será SEM MARCAÇÃO, POR ORDEM DE CHEGADA.

Excecionalmente, alguns espaços poderão exigir (total ou parcialmente) a PRÉ-MARCAÇÃO/RESERVA para acesso às suas visitas. As RESERVAS estarão disponíveis para submissão, neste site, a partir do dia 28 de junho, às 19h00. Serão permitidas apenas 2 pessoas por submissão.

Para efetuar a sua reserva, deverá entrar no menu “roteiro”, selecionar o espaço pretendido e procurar pelo item “Reserva”.

Condições de Participação para prevenção do contágio Covid-19

Devido à situação pandémica Covid-19, o evento aplicará as diretivas da Direção-Geral de Saúde (DGS) que estiverem em vigor à data do evento para a prevenção do contágio. A participação no Open House Porto estará assim condicionada ao cumprimento das regras que vierem a ser impostas e/ou recomendadas, nomeadamente:

Obrigatório o uso de máscara, higienização das mãos e distanciamento social (2m) - se aplicável.

Acessibilidade

Todos os espaços do roteiro terão junto à sua informação detalhada a indicação de acesso total, parcial ou inexistente a pessoas com mobilidade condicionada. A indicação de acessibilidade parcial informa que algumas zonas do espaço em visita poderão não ser acessíveis ou apresentam barreiras físicas no seu acesso.

Programa Caleidoscópio

Conjunto de atividades gratuitas produzidas em parceria com a Casa da Arquitectura durante o Open House Porto a decorrer em alguns locais do roteiro e que se destinam a todo o tipo de públicos. Resulta de uma vontade de apresentar outras perspetivas de exploração e ocupação dos espaços.

A informação detalhada sobre todas as atividades do Programa Caleidoscópio, locais onde se realiza e horários, ficará disponível disponível para consulta neste site.

Programa Plus

Programa paralelo de atividades gratuitas promovidas por entidades exteriores à Casa da Arquitectura cujo perfil e local se enquadram no Open House Porto.

A informação detalhada sobre todas as atividades do Programa Plus, locais onde se realiza e horários, ficará disponível para consulta neste site.

Mais Informações

Todas as informações relativas ao evento (edição 2022), nomeadamente, espaços do roteiro, horários, modelo e forma de acesso às visitas são aqui disponibilizadas (site www.openhouseporto.com).

O Open House Porto está de volta às cidades: faça parte desta experiência!

Ficha Técnica

Open House Porto

Curadoria:
Graça Correia
Joel Cleto
Coordenação Geral:
Carla Barros | CA
Produção:
Júlio Senra | CA
Manuel Gonçalves | CA
Filipe Silva | CA
Alice Marques | CA
Comunicação:
Nuno Sampaio (Coord.) | CA
José Pereira | CA
Pedro Rocha | CA
Filipa Guimarães | CA
Assessoria de Imprensa:
Joana de Belém | CA
Margarida Portugal | CA
Parcerias:
Margarida Matos | CA
Voluntariado:
Susana Gaudêncio (Coord.)
Filipa Godinho | CA
Inês Lourenço | CA
Alice Marques | CA
Programa Caleidoscópio:
Carla Barros | CA
Filipa Godinho | CA
Design de Comunicação:
Rui Silva
Sérgio Couto
Website:
Casa da Arquitectura
Typefont:
Van Condensed by Ricardo Santos

Casa da Arquitectura - Centro Português de Arquitectura

Comissão Executiva:
José Manuel Dias da Fonseca, Presidente
Nuno Sampaio, Diretor Executivo
Joaquim Mendes Pinto, Tesoureiro
Diretor Executivo e Comissário Geral:
Nuno Sampaio
Assistente de Direção e Relações Internacionais:
Ana Pinto
Departamento de Sistemas e Tecnologias:
Paulo Silva (Coord.)
Departamento de Atividades e Conteúdos:
Carla Barros (Coord.)
Filipe Silva
Júlio Senra
Manuel Gonçalves
Departamento de Arquivos e Centro de Estudos e Documentação:
José Fonseca (Coord.)
Alice Lopes
Débora Matouças
Gilson Fernandes
Rute Sequeira
Departamento de Comunicação e Marketing:
Nuno Sampaio (Coord.)
Joana de Belém
Margarida Portugal
Pedro Rocha
José Pereira
Filipa Guimarães
Departamento de Operações:
Soraia Lebre (Coord.)
Mafalda Costa
Joana Costa
Joana Ferreira
Liliana Taveira
Natacha Mota
Departamento Comercial e Fundraising:
Margarida Matos (Coord.)
Loja da Casa:
Carla Sousa
Joana Correia
Rita Pinto
Departamento Serviço Educativo:
Filipa Godinho (Coord.)
Alice Marques
Inês Lourenço
Sónia Alves
Rita Alves