Caleidoscópio
Percursos pela Arquitetura
Performances Dança Contemporânea
Horário
Sujeito à lotação dos espaços
Visitas sem marcação; por ordem de chegada
Descrição
Apresentações no âmbito da Formação Avançada em Interpretação e Coreografia, FAÍCC, um Programa dinamizado pela Instável - CENTRO Coreográfico
FAICC é uma formação, da Instável - Centro Coreográfico, de incentivo à criação e experimentação, com a duração de 5 meses, de estruturação modular, com formadores reconhecidos nacional e internacionalmente. É a primeira formação de nível avançado em criação coreográfica no norte do país, tendo-se sentido um aumento da procura de alunos, sobretudo estrangeiros. Destacam-se, na sua realização, alguns elementos distintivos, como o cruzamento e intercâmbio de criadores e intérpretes em diferentes níveis/momentos do seu percurso artístico, sendo mesmo uma oportunidade de encontro, partilha de conhecimento e experiências e ensino-aprendizagem. O foco deste curso está no processo evolutivo dos participantes, uma vez que há espaço para a construção de criações individuais, co-criações e obras coreográficas e a possibilidade de as mesmas serem apresentadas.
Informações
Performance I
casulo anónimo
Tanto como instalação ou como performance, o público poderá entrar e sair livremente de uma experiência atmosférica e paisagem surrealista que envolve 3 criaturas existentes num casulo.
Apresentações: Sábado e Domingo às 16h30
Duração: 2 horas
Criação: Annalise Van Even, Bárbara Ramos
Performers: Annalise Van Even, Bárbara Ramos, Lucia Nordhoff
Colaboradores: ARTIK na composição de som original
Performance II
FAIR PLAY
Inspirando-se no trabalho de Frank Lloyd Wright e partilhando uma formação comum em Arquitetura e Paisagismo, as duas performers exploram o espaço do pavilhão central da Casa da Arquitectura. A ideia é unificar o movimento do corpo com o desenho do espaço enquanto se investiga a relação entre volumes e chão como planos e orientação horizontais do Prairie Style. O público descobre como a fisicalidade dá novas perspetivas sobre o local.
Como é que os elementos concretos se conectam com os corpos das artistas? Quais os potenciais? Como se relacionam entre si e onde é que essa conexão pode levar?
“A missão de um arquiteto é ajudar as pessoas a entender como tornar a vida mais bonita, o mundo melhor para se viver, e dar razão, poesia e sentido à vida.” Frank Lloyd Wright, 1957
Apresentações: Sábado às 18h00 + Domingo às 12h00 e 16h00
Duração: 60 min.
Autoras/Performers: Athena Geraniou, Ornella Trespidi